FAMESC participa do Congresso Interinstitucional do Noroeste Fluminense

A Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), participou do ‘Congresso Interinstitucional do Noroeste Fluminense’ – Por uma Emancipação Efetiva do Acesso à Justiça Social – ocorrido entre os dias 5 e 6 de outubro de 2022.

O congresso que teve apoio da FAMESC, foi idealizado pela Juíza do Trabalho do TRT-1ª Região, Drª. Aline Tinoco Gomes de Melo e envolveu três cidades do noroeste fluminense.

Além de Bom Jesus do Itabapoana, os municípios de Itaperuna e Santo Antônio de Pádua também tiveram participação com palestras e debates. E teve por objetivo integrar os municípios do noroeste fluminense em assuntos relevantes do Direito em uma visão social.

A FAMESC e a 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Bom Jesus do Itabapoana-RJ, receberam o Painel 3.

A abertura em Bom Jesus do Itabapoana foi feita pela Juíza Titular do TRT/RJ, Drª. Aline Souza Tinoco Gomes e teve como Debatedora, a oficial de Justiça Federal do TRT/RJ, Drª. Alice Tinoco Dias.

Já a palestra de abertura teve como tema: ‘O Sistema de Justiça que queremos’, com o membro do Ministério Público do Trabalho, Dr. João Batista Berthier.

O Tema 1 apresentou: ‘Habilidades necessárias para os profissionais do direito no mercado de trabalho no mundo físico e digital’ – essential skills, com a advogada, Drª. Elaine Avelar Malagoli Paulino.

E fechando a noite, o Tema 2 apresentou a palestra: ‘Comunicação Judicial’, ministrada pela Oficial de Justiça Federal, Drª. Flávia Pires. Logo após foi aberto para debates.

Nosso congresso cumpre um papel importante, que é o diálogo, do debate, da troca de conhecimento, de interação, de estarmos atentes e atuantes para o desafio diário de ampliarmos o debate público sobre o sistema de justiça e os rumos do direito que queremos”, enalteceu a Drª. Aline Tinoco em falar da amplitude do congresso e o resultado positivo que obteve.

E concluiu dizendo. “Estou realizada, grata e convicta de sairmos melhores, firmes e conscientes do papel que cabe a cada um de nós em busca de fazermos a diferença no mundo jurídico e na sociedade em que vivemos. Obrigada a todos e todas”.

Para a Drª Flávia, é um privilégio participar de um congresso que inclui cidades do noroeste fluminense. “Nesse evento, a gente trás para o interior conhecimentos, palestrantes renomados, a gente trás o melhor da inovação, do avanço tecnológico, mas sem deixar de prestigiar o lado humano, porque nós precisamos encontrar o equilíbrio entre as novas tecnologias para trazer no ambiente da justiça virtualizada, a empatia e a humanização”, disse.

Já o Dr. João Batista Berthier ressalta que congressos dessa amplitude, são essenciais principalmente no interior. “É muito importante que o interior se organize e que chame pessoas da própria região para palestrar. O evento foi muito positivo, leve e por envolver três cidades no noroeste fluminense, muitos se beneficiaram dos temas debatidos”, destacou.

Uma observação feita pela Drª Aline traduz a importância do congresso. “Trouxemos questões importantes, questões inovadoras, pertinentes e além de tudo houve questionamentos das dificuldades do noroeste fluminense. E esse é o nosso diferencial, o juiz tem que analisar essas questões, a forma que ele vai julgar de maneira a não afetar, impactar essa população. O congresso chega para aproximar essas realidades e mostrar soluções eficazes para todos”, frisou.

A coordenadora do curso de Direito da FAMESC, Drª. Ma. Anny Ramos Viana, que foi uma das anfitriãs do congresso, destaca que todos os envolvidos nesse evento, foram agraciados com as informações passadas.

"Com a recepção deste congresso maravilhoso, o curso de Direito da FAMESC reafirma a missão institucional de formar profissionais competentes e cidadãos conscientes. Fomos brindados por palestras de altíssimo nível de discussão, atualidade e reflexão. Fica nosso agradecimento a Escola Judicial do TRT 1ª região na pessoa da Dra. Aline Tinoco, a 17ª subseção da OAB Bom Jesus do Itabapoana na pessoa do Dr. Túlio Fiori, a todos os palestrantes e participantes”, disse Anny.

Esteve também presente ao evento, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense ‘Darcy Ribeiro’ (UENF) e mantenedor da FAMESC, Dr. Carlos Henrique Medeiros de Souza.

___________________________________

Jornalista: Esio Bellido

Reg. nº 0036792/RJ – MTb                                                                       

Assessoria de Comunicação - FAMESC

Artigos Relacionados