Curso de Direito da FAMESC forma o primeiro deficiente visual
A FAMESC dá um passo importante na questão da inclusão, formando nosso primeiro aluno com deficiência visual. Para isso, foram feitos investimentos em tecnologias assistivas que permitem o acesso fácil, intuitivo e instantâneo à informação em tempo real, através de um dispositivo de inteligência e visão artificial.
Determinação, persistência e superação são as palavras que definem a trajetória de Marcos Muce da Silva na Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC. Aos 43 anos, ele é o primeiro acadêmico com deficiência visual a concluir o curso de Direito.
Na última semana foi realizada a colação de grau de Marcos. Agora, ele é oficialmente bacharel em Direito. “É uma conquista enorme, estou muito feliz por ter realizado esse sonho”, disse o aluno.
Desde que ingressou na instituição, Marcos enfrentou desafios para acompanhar as aulas e obter um bom desempenho nas disciplinas. No entanto, com o auxílio de diversos profissionais da faculdade e de ferramentas digitais, transpôs os obstáculos e concluiu o curso.
“A maneira como os professores expunham o conteúdo mudou quando reconheceram que eu precisava de atendimento diferenciado”, conta o aluno.
Segundo a Coordenadora Adjunta do Curso de Direito, professora Ma. Anny Viana, foi desafiante buscar, de todas as formas, a inclusão de Marcos. “Muitos processos internos foram alterados e adaptados para atender às necessidades do acadêmico, inclusive no estágio que funciona com o atendimento real à comunidade. Houve adaptações para que ele pudesse ter o máximo de autonomia possível para desenvolver o seu trabalho”, salienta Anny.
Comunicação FAMESC