Curso de Direito da FAMESC promove palestra de Advocacia Internacional

O curso de Direito da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), realizou no dia 18 de agosto, às 19h, na sede da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) Bom Jesus do Itabapoana, uma palestra alusiva ao Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto, com o título: ‘A advocacia na Corte Interamericana de Direitos Humanos’.

O evento realizado através da parceria da FAMESC com a Subseção da OAB-Bom Jesus, teve como convidada a palestrante, doutora em Direito, Charlotth Back.

Na ocasião estiveram presentes a coordenadora do curso de Direito da FAMESC, Ma. Anny Ramos Viana; o presidente da OAB-Bom Jesus, Dr. Tulio Fiori Rezende Cordeiro; a Oficial de Justiça, Drª. Alice Tinoco Dias; o advogado, Dr. Rodrigo Braga e demais professores, egressos e alunos de todos os períodos do curso de Direito da FAMESC.

O objetivo da palestra foi de proporcionar aos docentes e discentes de Direito e demais membros da sociedade, noções da atuação da advocacia na Corte Interamericana, suas peculiaridades e benefícios diante de causas importantes para a democracia brasileira.

Em sua apresentação, Drª Charlotth Back mostrou aos presentes, o que é e como funciona a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Detalhou a importância da atuação da advocacia em causas importantes e que muitas vezes, aparentemente de difícil solução.

“Fiquei muito feliz e honrada em poder estar aqui na OAB de Bom Jesus do Itabapoana e por ter recebido o convite da FAMESC, para falar um pouco de como funciona a Corte Interamericana. Acho que o papel da OAB e do próprio curso de Direito da FAMESC é de sempre trazer pessoas de espaços distintos, porque a advocacia não é um caminho único”, disse.

Drª Charlotth também destacou a importância de cada atuação do direito, o que mostra a extensa diversidade que a profissão ocupa. “A advocacia criminal é diferente da advocacia trabalhista, que é diferente da advocacia internacional, pois a própria advocacia internacional tem espaços que são bastantes específicos, como é o caso do sistema Interamericano de Direitos Humanos e esse é um sistema que ocupa um espaço bastante empoderador dos movimentos sociais na atualidade e no Brasil também”, completou.

Esse espaço relacionado, segundo Drª Charlotth, que vai direcionar e diferenciar a atuação da advocacia para as causas dos direitos humanos. “Acaba suprindo algumas lacunas que a legislação brasileira ainda tem ou mesmo acaba evidenciando certas violações de direitos humanos que o estado reiteradamente comete como se fosse um padrão de comportamento dentro do país e especialmente com relação às comunidades vulnerabilizadas”, finalizou Charlotth.

Para a coordenadora do curso de Direito da FAMESC, Ma. Anny Viana, eventos como esse são importantes para que cada vez mais esses conhecimentos sejam difundidos na sociedade.

"A nossa missão é disseminar conhecimento aos nossos discentes e comunidade, formando profissionais de excelência. A presença da Drª. Charlotth Back nesse momento de exaltação da profissão de advogado (a) foi de fundamental importância para todos que estiveram presentes. Uma aula de prática da advocacia internacional de nível elevado.”, destacou Anny.

____________________________________

Jornalista: Esio Bellido

Reg. nº 0036792/RJ – MTb

Comunicação Famesc

Artigos Relacionados