Curso de Medicina da FAMESC promove ação do ‘Setembro Dourado’
Combater o câncer infantojuvenil através da conscientização dos cuidados com a doença, foi o objetivo da campanha do ‘Setembro Dourado’, promovido pelo curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC).
O evento realizado na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, na Praça Governador Portela, envolveu alunos do 7º e 8º períodos, da disciplina de Oncologia e também do Internato de Pediatria, que tiveram a orientação da Profª. Drª. Andrea Von-Held, que administra as disciplinas de Oncologia, Cuidados Paliativos e Saúde da Criança 2, no curso de Medicina da FAMESC.
Também teve a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana, representada pela Enfermeira Rosangela Melo, da Estratégia Saúde da Família (ESF), Selma Pereira.
“É um evento proporcionado para a conscientização da sociedade e toda a comunidade, onde trazemos para as ruas de Bom Jesus-RJ, um alerta do câncer infantojuvenil, onde falamos também dos principais sintomas e sinais que devem ser observados. Trouxemos banner e panfletos que foram distribuídos para a população”, destacou Drª. Andrea.
A campanha do ‘Setembro Dourado’ desenvolvida pela FAMESC, faz um alerta para os principais sintomas do câncer infantojuvenil.
“São diversos sintomas que os pais e responsáveis têm que ter em relação aos filhos. Sempre estar observando se a criança apresenta palidez, hematomas ou sangramento, assim como dor óssea. Também observar caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e sem febre ou outros sinais de infecção”, alertou Drª. Andrea.
Existem ainda diversos outros sinais que devem ser tratados com seriedade, como: perda de peso; febre; tosse persistente; falta de ar; sudorese noturna; alterações oculares; inchaço abdominal; dor de cabeça constante, entre outros.
Quem aproveitou das explicações dos alunos na ação do ‘Setembro Dourado’, foi a dona de casa, Juliana Reis de Souza, moradora da zona rural de Bom Jesus do Itabapoana-RJ e mãe de seis filhos.
“Hoje estou com minha filha Eloá de 1 ano e 11 meses e fui surpreendida com essa ação dos alunos de Medicina da FAMESC. Achei muito importante esse tipo de abordagem para que fiquemos em alerta para qualquer sintoma da doença e sempre procurar uma avaliação médica. Parabéns pela iniciativa”, disse Juliana.
_____________________________
Jornalista:Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc
_____________________________
Momentos da ação: