X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Curso de Psicologia da FAMESC promove ações do ‘Setembro Amarelo’

A prevenção foi o principal objetivo no combate ao suicídio, depressão, entre outros transtornos mentais

Curso de Psicologia da FAMESC promove ações do ‘Setembro Amarelo’

O curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), vem promovendo durante o mês de setembro, ações no combate ao suicídio, depressão, ansiedade, estresse e demais transtornos mentais, inseridos na campanha do ‘Setembro Amarelo’.

Para isso, promoveu no dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma demonstração pública na instituição, que estava ornamentada com balões amarelos, para marcar a data.

Na ocasião, os alunos do curso de Psicologia entregaram mensagens positivas e de apoio psicológico no combate aos transtornos mentais. “Infelizmente o suicídio vem sendo um problema global e um dos principais fatores de morte entre jovens”, disse a coordenadora do curso de Psicologia da FAMESC, Vânia Márcia.

Algumas ações da campanha ‘Setembro Amarelo’ estão sob a coordenação da professora Naiara Andrade Biscácio, com o apoio da coordenação do curso e das turmas de Psicologia da FAMESC.

Já na noite do dia 12 de setembro, a ação do ‘Setembro Amarelo’ teve a participação da Associação Atlética Acadêmica de Psicologia (AAAPF), onde promoveram um movimento de conscientização no pátio interno da FAMEC, com o estouro de balões amarelos, e entrega de adesivos alusivos à campanha e sorteio de brindes.

Uma outra do ‘Setembro Amarelo’, está programada para a manhã do dia 26 de setembro (quinta-feira), no CRAS de Apiacá-ES.

A coordenadora Vânia Márcia lembra que a pandemia da COVID-19 trouxe à tona um aumento significativo dos transtornos mentais, como a depressão, ansiedade e estresse pós-traumático.

Mesmo após o período crítico, as consequências para a saúde mental permaneceram evidentes e em 2024, lidar com esses problemas é uma prioridade, já que muitas pessoas ainda estão enfrentando os efeitos da pandemia e seus impactos na vida pessoal, financeira e social”, completou.

Para que os males sejam amenizados, Vânia Márcia lembra que a prevenção é fundamental. “A campanha do ‘Setembro Amarelo’ reforça a importância de iniciativa de apoio, como o fortalecimento de redes de acolhimento e a divulgação de informações sobre serviços de suporte emocional e psicológico, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188”, concluiu Vânia.

____________________________ 

Jornalista: Esio Bellido

Reg. nº 0036792/RJ – MTb

Comunicação Famesc