Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Curso de Psicologia da FAMESC promove dinâmica ‘Colcha de Retalhos’

Atividade visa estimular a memória afetiva a socialização e expressão de sentimentos

Curso de Psicologia da FAMESC promove dinâmica ‘Colcha de Retalhos’

O curso de Psicologia da FAMESC, através da disciplina ‘Projeto Integrador II’ – Desenvolvimento Humano da fase adulta ao envelhecimento, do 2º período, realizou no dia 02 de outubro, uma dinâmica intitulada ‘Colcha de Retalhos’.

A atividade ministrada pela Profª da disciplina, Psicóloga, Maria de Lourdes F. Medeiros de Matos, visou estimular a memória afetiva, habilidades psicomotoras e sociais, além da criatividade, socialização e expressão de sentimentos, trazendo para os alunos a possibilidade de trabalhar com as emoções.

As atividades começaram em sala de aula, onde através de grupos, cada aluno colocou em prática suas habilidades. Com uma música relaxante de fundo, puderam usar o tecido morim, cortados no formato retangular, onde realizam pinturas livres, sem o uso de lápis e nem caneta e com os celulares desligados.

Trata-se de um olhar integral do ser humano, buscando reconhecer as suas dificuldades e potencialidades. Essa dinâmica da Colcha de retalhos é de grande importância para que possamos trabalhar as emoções. Durante a pintura no tecido, os alunos, um virado para o outro, puderam trocar olhares, conhecimentos e fazer toda a interação do grupo”, explicou a Profª. Lourdinha.

A dinâmica também propõe um momento de encontro consigo mesmo, evocando as emoções e aprendendo a manejá-las positivamente. A atividade tem como referência o poema de Cris Pizziment.

Após o término da pintura, os grupos foram para o pátio interno da FAMESC e eximiram suas ‘artes’, com um olhar afetivo e participativo com os demais alunos.

Um dos pontos importantes dessa dinâmica é que ela irá proporcionar uma ‘remontagem’ emocional, lá do passado, revelando algo grandioso, remetendo à infância, a casa da avó, por exemplo. Vai trazendo lembranças que estão guardadas na memória. Além da troca de tintas, os alunos trocaram falas e trabalharam com a concentração”, completou Lourdinha.

Com as pinturas concluídas, cada discente levou para casa os seus retalhos, que poderão ser costurados e então montar a colcha de retalhos.

"E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de 'nós'", Cris Pizzimenti.

__________________________

Jornalista: Esio Bellido