X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

FAMESC dá início às Atividades do Internato do curso de Medicina

Período em que os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula

FAMESC dá início às Atividades do Internato do curso de Medicina

A Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) deu início, no dia 17 de janeiro, às atividades do Internato do seu curso de Medicina.

Os alunos que estão matriculados nos dois últimos anos da graduação terão a oportunidade de colocar em prática os aprendizados que lhes foram conferidos durante os períodos básico e intermediário do curso.

O internato proporciona ao aluno o contato direto com o paciente nos diferentes níveis de atenção da saúde, além da prática da arte do cuidar   e a evolução significativa do conhecimento em sua área de atuação.

De acordo com a preceptora, Drª. Laís Boechat, que administra aulas no 9º período do curso de Medicina na FAMESC, o Internato, com suas aulas práticas, é fundamental para o direcionamento do aluno na carreira profissional.

“Nas Atividades do Internato, aqui no Hospital São Vicente de Paulo, o aluno aprende as coisas que acontecem realmente na prática, no dia a dia do exercício da profissão. Após muita teoria (e um pouco de prática nos laboratórios da faculdade) durante os primeiros anos, é chegado o momento de vivenciar as práticas no atendimento ao paciente. É no internato que verificamos essa realidade. Aqui, o aluno adquire um conhecimento mais direcionado e, por ser mais prático, acaba elucidando muito melhor as coisas que são vistas na teoria”, disse.

A preceptora também destaca os benefícios do Internato e diz que essa vivência agrega conhecimento, quando se fala em teoria e prática. “O benefício é realmente associar a teoria à prática, no sentido de promover um diálogo entre os conhecimentos teóricos e acadêmicos com a realidade nos atendimentos aos pacientes. Por isso tem essa significância para a atividade profissional do médico”, completou.

A ansiedade também faz parte de quem vai iniciar as atividades. É o caso da estudante do 9º período, Roana Pessanha.

“Estou ansiosa para iniciar a experiência do internato, devido a sua valiosa importância na estruturação da minha futura carreira médica, pois possibilitará estender e aprimorar o meu olhar ao paciente para além da teoria. Tenho a certeza de que teremos preceptores empenhados na consolidação da nossa formação acadêmica, sendo um momento muito enriquecedor”, destacou.

Atividades do Internato

Nas atividades do internato, o estudante passa por diversas experiências práticas, como o dia a dia de uma enfermaria, discussões sobre cirurgias e atendimento clínico, plantões, entre outras.

Ainda, segundo a preceptora, Drª. Laís Boechat, os alunos passam por práticas das mais variadas. “Como o atendimento aos pacientes, prescrição de receita para domicílio, atendimento ambulatorial. Também realizamos suturas, drenagens de abcessos, intubação, procedimentos de emergência, função profundo dentre outras. São procedimentos práticos que fazem muita diferença na vida do médico, principalmente na emergência, onde o atendimento costuma ser mais ágil e direcionado. Aqui estamos atendendo uma média de 70 pacientes por dia”, explicou.

O estudante do 10º período de Medicina da FAMESC, Lucas Mota, diz que, sem a total entrega, não há como existir a medicina. “A importância do internato é justamente toda essa entrega, esse sacerdócio. É como tornar mais intenso ainda o curso que tanto força nossos limites para melhor lidarmos com a vida humana”, disse.

Lucas destaca também que a instituição, nesse momento, faz toda a diferença no resultado. “A FAMESC nos desperta curiosidades, e, por meio de vivências únicas, faz a gente enxergar diferentes realidades, condições de trabalho e de como respeitar todo e qualquer ser humano. Entendendo que todos somos seres biopsicossociais, culturais, com histórias, bagagens e com iguais dores e sofrimentos. Por isso, seguindo as palavras de Hipócrates, o patrono da medicina, ‘manteremos sempre o mais alto respeito à vida humana, desde sua conceção’”, disse.

Também, ansiosa por esse momento das Atividades do Internato está a estudante do 9º período, Julianne Pereira. “Estou muito feliz por estar no internato e ansiosa para esse novo ciclo. Tenho a certeza de que a FAMESC providenciou um internato de muito aprendizado, onde vamos viver momentos inesquecíveis”, frisou.

Julianne sabe que é uma nova etapa no curso e que esse aprendizado servirá para sua vida profissional. “Um novo ciclo se inicia e estou feliz por finalmente ter chegado esse momento. Sei que a FAMESC suprirá todas nossas expectativas relacionadas ao internato. Vamos viver dois anos de muito aprendizado. Serão momentos especiais e únicos”, concluiu a estudante.