FAMESC promove eventos sociais no mês da mulher
A Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) realizou durante todo o mês de março, ações sociais que englobaram ‘Famesc na Praça’, palestras, serviços de saúde, atendimento jurídico e muita informação.
As ações tiveram início no dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O primeiro evento foi a ‘FAMESC NA PRAÇA’, realizada na Praça Governador Portela, no centro de Bom Jesus do Itabapoana, a partir das 8h.
O dia contou com serviços prestados pelos alunos de Enfermagem e Medicina da instituição, entre eles: Aferição da Pressão Arterial; Teste de Glicemia; orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); orientações sobre diversos tipos de câncer e vacinação contra a Covid-19, com a presença do ‘Zé Gotinha’.
Segundo a Profª. Enfermeira Teófila Borges que coordenou parte da ação juntamente com os acadêmicos do 7º período de Enfermagem, o evento ofereceu saúde e informação.
“Tivemos diversos serviços prestados à população em uma ação que promove o combate de várias doenças. Foi um incentivo para que as pessoas não procurem assistência médica somente quando sentirem algum sintoma, pois sabemos que a prevenção é o melhor remédio, através de um diagnóstico precoce”, disse.
Também estiveram presentes, os alunos da turma do 3º período de Medicina, coordenados pela professora Drª. Simone de Oliveira Lopes.
“Focamos nas ISTs, quando falamos da boca como porta de entrada para doenças e que muita gente desconhece, assim como a contaminação pelas mãos. Falamos sobre sífilis e esclarecemos sobre a endocardite bacteriana. Muitos outros assuntos foram abordados, como o HPV, câncer bucal, câncer do colo de útero, que é um grande problema que estamos vivenciando. A ação foi muito proveitosa, onde esclarecemos muitas dúvidas”, destacou Drª. Simone.
Para um melhor engajamento na defesa da mulher, no dia 21 de março, teve início um projeto de Responsabilidade Social na FAMESC, intitulado de Núcleo de Acolhimento às Mulheres vítimas de violência doméstica, (NAM).
O projeto tem a coordenação dos professores Ione Galoza; Bárbara Paulista; Anny Viana e Filipe Castro, juntamente com todos os alunos voluntários e profissionais da equipe multidisciplinar, onde acontece o acolhimento à mulher que necessita de atendimento.
Ainda no dia 21 de março, aconteceu na Câmara Municipal de Apiacá, às 18h30, uma palestra referente a Lei Maria da Penha, proferida pelo professor Dr. Filipe Castro, com a presença das Profªs. Ione Galoza; Bárbara Paulista e Anny Viana, através do NAM, da FAMESC.
E para encerrar o mês de março, aconteceu no dia 30, no C. E. Profª. Alcinda Lopes Pereira Pinto, na Usina Santa Isabel, das 9h às 12h, a palestra ‘Violência contra a Mulher’, proferida pela Drª. Luamary Spalla.
A palestra foi direcionada para os estudantes do colégio que são adolescentes de 12 a 18 anos, do Ensino Fundamental II, equivalente do 6º ao 9º ano e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.
Para a palestrante Luamary, a importância do tema Violência contra Mulher e de tratar esse assunto com adolescentes, é no sentido de conscientizar para que não reproduzam o que muitos vivenciam em casa, ou seja, a violência. “Eu ouso falar que quando uma mulher é agredida dentro de casa pelo marido, os filhos também sofrem violência. É importante tratar desse tema desde novo, porque assim terão como buscar ajuda e dizer que não estão sozinhos”, destacou.
Juntamente com a palestra, foi oferecido aos participantes, diversos outros serviços como o de Aferição de Pressão Arterial e temperatura, Teste de Glicemia, Oximetria.
“Estamos hoje com 6 acadêmicos do 5º período de Enfermagem e prestando esse serviço de saúde, pois dessa forma conseguimos ajudar um pouco a comunidade da Usina Santa Isabel”, disse a professora, enfermeira especialista, Marly Torres.
Houve também atendimento jurídico e PROCON. “Aproveitando o evento com a palestra sobre a violência doméstica contra a mulher, realizamos o nosso itinerante, onde levamos dessa vez, 4 alunos do 9º e 10º períodos de Direito e uma advogada do Núcleo até a comunidade para fazer o atendimento jurídico”, disse a professora Ione Galoza.
No mesmo dia, aconteceu no Instituto Federal Fluminense, (IFF), Campus Bom Jesus do Itabapoana, às 18h30, a palestra ‘Violência doméstica e Familiar contra a Mulher’, com a professora Ma. Anny Viana, e os alunos do curso de Direito, Guilherme Germano e José Guilherme Campos, através do Núcleo de Gênero e Diversidade da FAMESC.
_____________________________
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc