FAMESC investe em tecnologia e inovação na área da saúde
A Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), investe em inovações e tecnologia na área de saúde. Possui 4 laboratórios, sendo: Centro Cirúrgico Simulado, com área de escovação cirúrgica e vestiário e mais 3 Estações Simuladas.
As Estações se dividem em: Estação de Urgência/Emergência/Adulta; Estação de Procedimentos Básicos em Medicina e Enfermagem/Adulto e Estação de Ginecologia e Obstetrícia/Neonatologia e Pediatria.
São estações moldáveis, ou seja, pode ser administrado em cada uma delas o conteúdo que estiver sendo utilizado, de acordo com o plano de aula do professor.
Todos os laboratórios são munidos com debriefing, onde os alunos realizam suas práticas e com simuladores de última geração. Segundo a Enfermeira e professora da FAMESC, Carmen Cardilo Lima, por serem estações moldáveis, as aulas se tornam mais dinâmicas e abrangentes.
“O professor pode escolher por exemplo a estação de Urgência e Emergência pediátrica ou emergência adulta. Por não serem estações fixas, elas são moldadas, facilitando o conteúdo administrado pelo professor. Com isso podemos ‘viajar’ com as diversas faixas etárias e nos mais diversos conteúdos”, disse.
Equipados com tecnologia avançada e supervisionados por professores e profissionais especializados, os laboratórios da FAMESC, garantem que os estudantes possam aplicar o conhecimento teórico em cenários reais, além de fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento de novos tratamentos.
Ainda segundo Carmen Cardilo, a simulação é importante para preparar o aluno para o campo da prática verdadeira. “Nos espelhamos em cenários reais e fazemos com que os alunos pratiquem e ganhem habilidades, destrezas manuais e de comunicação e com isso, irão desempenhar melhor um papel futuramente, ganhando confiança, habilidade e segurança”, concluiu Carmen.
Imagens dos laboratórios:
____________________________
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc