FAMESC proporciona a uma professora a realização do sonho de se tornar advogada
Com muita luta e determinação, Neide Maria se torna advogada e realiza o sonho de sua vida
A história da professora e também advogada Neide Maria, de Divino São Lourenço-ES, é um exemplo de dedicação e vontade de vencer. O sonho de ser advogada se tornou realidade, através de seu esforço pessoal e da presença de “anjos” em sua vida.
A sua história, um pouco tardia para muitos, não a impediu de lutar por seus objetivos. Aos 31 anos, Neide matriculou-se em um curso de licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA).
“Assim que concluí, fui aprovada em dois concursos para professora”, disse.
Mesmo depois da aprovação, Neide inicia outra faculdade, agora de Física, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Após 4 anos e meio, veio a colação de grau.
Mas o tão sonhado desejo de se tornar advogada ainda estava por vir. Neide conta que o seu esforço próprio e a ajuda de “anjos” em sua trajetória fizeram toda a diferença.
“Fui à luta. De início fiz minha inscrição no ENEM e, no dia da prova, já no portão, encontrei um ‘anjo’ que panfletava para uma faculdade”, mencionou.
A instituição a que Neide se refere é a FAMESC e o ‘anjo’ revelado por ela é o Analista Judiciário e professor da FAMESC, Valdeci Cápua. Através dele, Neide visualiza a grande oportunidade pela qual havia esperado por toda a vida.
“Tão logo abriram as inscrições para o vestibular, ingressei-me no curso de Direito da FAMESC| aos 43 anos”, explicou.
Mas, de imediato, Neide se sentiu numa situação complexa, pois as aulas na faculdade eram noturnas e duas vezes por semana lecionava à noite. Foi aí que entrou outro ‘anjo’ no seu caminho.
“A situação era complexa aos meus olhos, porém a coordenadora do curso, Ione Gazola, organizou minha grade, até que eu conseguisse me adequar ao trabalho”, destacou.
No dia a dia, Neide mantinha o trabalho em duas escolas, ambas fora de sua cidade, e conciliava seu tempo ainda com a faculdade de Direito. Então, percorria diariamente 250 Km.
Nessa época, Neide lecionava 11 aulas e assistia a 5 aulas na faculdade, em um único dia. E assim foram semanas, meses e anos.
“Foram dias árduos. Enfim, ainda no nono período da faculdade, fui aprovada no 30º Exame da Ordem e, por isso, sempre digo que sou uma advogada ‘Triplo X’”, disse sorridente.
Hoje como advogada e prestes a completar 50 anos, Neide enfrenta os desafios comuns como qualquer início de carreira, mas com uma atenuante. “Venho contando com os anjos jurídicos/amigos que a faculdade me proporcionou e entre eles meus ex-professores”, destacou.
Neide é só orgulho quando se refere à instituição que lhe proporcionou o sonho de se tornar advogada.
“Enfim, encontrei na FAMESC de Bom Jesus do Itabapoana mais que uma faculdade, uma família que me acolheu. Propiciou condição para estudar, ofereceu docentes dedicados e especializados, o que foi fundamental para a minha aprovação ‘precoce’ no Exame da Ordem e que é o fundamento para as ações que hoje defendo. Meu nome é Neide Maria, sou professora de Matemática e Física e agora também advogada”, concluiu.