X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

FAMESC realiza a VII Expociência Universitária do Noroeste Fluminense

O evento teve como um dos objetivos possibilitar a confluência entre Ensino, Pesquisa e Extensão por meio de evento direcionado para os discentes dos cursos da FAMESC

FAMESC realiza a VII Expociência Universitária do Noroeste Fluminense

Com o tema ‘Permita-se viver o novo’, a Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), realizou entre os dias 19 e 21 de outubro de 2022, a VII Expociência Universitária do Noroeste Fluminense.

A primeira ação da FAMESC, no dia 19/10 foi a participação na Feira de Oportunidades do Instituto Federal Fluminense (IFF), que aconteceu das 13h às 17h, onde a instituição levou uma tenda e um balão infláveis, assim como alunos de Enfermagem e Medicina.

Na ocasião a FAMESC participou da feira com serviços prestados pelos estudantes de Enfermagem, que estiveram presentes no stand da instituição, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinas.

Já a Medicina FAMESC participou da Feira de Oportunidades, também das 13h às 17h, com a presença de alunos e professores do curso, onde foram realizadas ações de promoção e prevenção em saúde.

Ao todo, estiveram presentes no evento durante a tarde, cerca de 150 pessoas, dentre discentes e docentes.

Dentre as ações realizadas, houve a exposição de peças anatômicas, simulações de práticas de primeiros socorros, palestras de educação em saúde, sexual e reprodutiva, tendo como público-alvo, estudantes, colaboradores e visitantes do IFF.

Em determinado momento das atividades, também estiveram presentes idosos, integrantes do programa de saúde do IFF, que participaram de uma palestra de cuidados em saúde, voltados para a terceira idade.

Segundo a coordenadora do ciclo básico do curso de Medicina, Profª. Drª. Bianca Magnelli, a participação da FAMESC na Feira de Oportunidades do IFF se apresentou como um momento enriquecedor, de prática, vivências e troca de experiências.

“A participação do discente do curso de medicina nessas atividades, onde se pode, além de explorar suas habilidades técnicas, promover ações de saúde, através de simulações realísticas, palestras educativas e atividades práticas, permite ao futuro profissional da saúde, a solidificação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, disse.

A VII Expociência Universitária do Noroeste Fluminense da FAMESC, discutiu o tema: ‘Permita-se viver o novo’ e propõe um diálogo multidisciplinar, com foco nas especificidades da região, já que o desenvolvimento da pesquisa científica se consolida neste campo de atuação, evidenciando a confluência entre o ensino teórico e a perspectiva crítica dos discentes dos cursos oferecidos pela IES.

No mesmo dia 19 de outubro, aconteceu a abertura oficial da VII Expociência às 19h, no Colégio Estadual Padre Mello, onde foi proferida a palestra: ‘As Competências Essenciais para o Profissional de Sucesso', proferida pela professora, advogada, Drª. Elaine Avelar Malagoli.

De acordo com o diretor-geral da FAMESC, Prof. Dr. Carlos Oliveira de Abreu, a Expociência só vem consolidar a seriedade em que é tratado a pesquisa científica em seus diversos campos de atuação.

“A FAMESC propõe em cada Expociência, mostrar a importância de realizar pesquisas e apresenta-las através de exposições de trabalhos acadêmicos, proporcionando dessa forma, um melhor aprendizado e divulgação entre os professores, alunos e visitantes”, disse Dr. Carlos Abreu.

Em continuidade a VII Expociência Universitária do Noroeste Fluminense, as apresentações de exposições dos trabalhos científicos, foram apresentados nos dias 20 e 21 de outubro, na sede da FAMESC, entre 13h e 22h.

Segundo a coordenadora Institucional de Extensão Universitária, a professora, doutora Neuza Maria de Siqueira Nunes, a Expociência da FAMESC, foi marcada pela integração de todos os setores da IES e pela ampla participação de alunos dos cursos da instituição, além de alunos da Universidade Redentor, da Uenf e do IFF.

“O evento teve o total de 768 inscrições e de 313 submissões. As apresentações dos trabalhos foram feitas através de banner, em que cada grupo explicava o conteúdo para os avaliadores. Os alunos estão de parabéns pela explanação dos temas e pela diversidade dos conteúdos”, disse.

Somente o curso de medicina teve uma participação de 212 trabalhos científicos. Ainda segundo Drª. Bianca, a Expociência é um espaço para a construção de saberes. “Eventos como esses, possuem um objetivo claro: a popularização da ciência e trazer os discentes, os docentes e a comunidade externa para perto de uma atividade que, para muitos, parece estar muito distante”, declarou a coordenadora.

A FAMESC proporcionou aos alunos e comissões, entre 10h e 40h/aula, com certificado de participação. Para o próximo ano a proposta é de fortalecer a Instituição como referencial de produção científico-acadêmica da região, promovendo emancipação crítico-intelectual dos discentes e ampliação dos participantes.

_____________________________

Jornalista: Esio Bellido

Reg. nº 0036792/RJ – MTb

Comunicação Famesc