FAMESC realiza ‘Vivência de Sensibilização para Vida’ com seus colaboradores
Evento que contou com parcerias, teve o objetivo de conscientização da importância da saúde mental e prevenção ao suicídio
Em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, a Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), através do RH Conecta, realizou na tarde desta quarta-feira, 25 de setembro, no miniauditório da Casa de Saúde São Carlos, uma ‘Vivência de Sensibilização para Vida’ com a participação de seus colaboradores.
O evento que foi dividido em duas turmas, contou com a parceria do RH Conecta FAMESC, através da gerente de Gente e Gestão, Anelise Rheinel, com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) e com o curso de Psicologia da instituição, ambos sob a coordenação da Profª. Vânia Márcia.
Foi apresentado pelo grupo de Estágio em Práticas Psicossociais da turma do 4º período de Psicologia da FAMESC, um teatro voltado para a questão dos sintomas de depressão e pensamento suicida, sob a coordenação da Profª. do curso de Psicologia, Naiara Andrade Biscácio.
Na dinâmica com os colaboradores, foi entregue a cada um, uma bola amarela com uma frase motivacional, para que o tema seja refletido e levado para a o dia a dia de todos.
“Vivências como essa nos fazem refletir que muitas transformações acontecem através dos nossos relacionamentos no dia a dia. Ser e termos vínculos construtivos é um excelente meio de manutenção da saúde das nossas emoções”, mencionou a gerente de Gente e Gestão da FAMESC, Anelise Rheinel.
O principal objetivo foi de conscientizar os colaboradores sobre a questão dos cuidados com a saúde mental na prevenção ao suicídio. “Hoje tivemos um evento na temática do Setembro Amarelo, que reflete sobre a prevenção e combate às práticas de suicídio e da tentativa de suicídio, que é considerada hoje uma questão de saúde pública, diante dos grandes números que nosso país vivencia de tentativas de suicídio”, destacou a Profª. Naiara Biscácio.
A dinâmica mostrou também que é importante o tratamento com o próximo, pois muitas vezes um simples sorriso ou aperto de mão, modifica o dia da pessoa e a tira de pensamentos negativos.
“Estamos aqui incentivando as pessoas a ser perceber, a perceber o próximo e a se abrir ao diálogo sobre suas emoções, sem nenhum tipo de pudor ou vergonha ao falar de seu sofrimento emocional”, concluiu Naiara.
____________________________
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc
____________________________
Momentos da Vivência: