Medicina FAMESC promove Projeto ‘Saúde do Homem’
Os alunos do 7º período do curso de Medicina da FAMESC, através da disciplina ‘Integração, Ensino, Trabalho e Cidadania’ (IETC-7), ministrada pelo professor Fábio Luiz Fully, apresentaram na manhã desta terça-feira (6), o Projeto ‘Saúde do Homem’.
O objetivo foi de levar conscientização e mostrar a importância aos colaboradores homens da FAMESC dos cuidados e prevenção ao câncer de próstata.
A ação foi promovida com apoio do ‘RH Conecta Famesc’ (Setor de Recursos Humanos). “O setor está sendo reestruturado com a missão de levar interatividade e informações ao público interno da instituição”, disse a gerente do setor, Anelise Rheinel.
Os alunos do 7º período de Medicina envolvidos no evento, fizeram apresentação do tema, mostraram as causas do câncer de próstata, assim como a prevenção e tratamento.
Segundo o professor Fábio Fully, da IETC-7, a importância da disciplina é fazer justamente a integração da faculdade com a comunidade.
“Ela não é uma disciplina somente teórica, na verdade é mais prática. O nosso respaldo para essa disciplina é levar o conhecimento da FAMESC para a comunidade e os alunos tem a oportunidade de escolher qual projeto que eles querem fazer. É como se fosse uma metodologia ativa de ensino, o aluno participa da construção da disciplina e tem essa autonomia para escolher qual o tema e qual o público que ele quer trabalhar”, disse.
Durante a apresentação do Projeto ‘Saúde do Homem’ foram tiradas as dúvidas dos participantes e no final da explanação, alguns ‘mitos e verdades’ foram mostrados.
Ainda segundo Fábio Fully, o interessante é que os alunos escolheram o público da FAMESC para mostrar o trabalho e isso demonstra o vínculo com os colaboradores.
“É grande a interação dos alunos com os funcionários, até mesmo pela opção em fazer a apresentação do trabalho na faculdade e não na comunidade. Outro fator que vale ressaltar é da prevenção e o que a gente percebe é que há um desnível muito grande quando a gente fala de prevenção na saúde do homem, se comparado à da mulher. Há um incentivo muito maior para que a mulher tenha a saúde preventiva e pela discriminação que o homem sofre, a gente acabou escolhendo esse tema para fazer parte da nossa campanha na disciplina IETC-7”, finalizou o professor.
__________________________________
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação - FAMESC