Projeto CAARJ 4.0 e FAMESC promovem palestra sobre oratória
O Projeto CAARJ 4.0 e a Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), firmaram uma parceria e trouxeram para os estudantes do curso de Direito da Instituição e demais interessados, o minicurso: ‘Como falar em público com segurança?’
O evento foi realizado no dia 28 de junho, a partir das 18h, na sede da 17ª Subseção da OAB/Bom Jesus do Itabapoana-RJ e reuniu cerca de 50 pessoas, entre estudantes, advogados, professores e demais convidados.
O objetivo foi de proporcionar, principalmente para os estudantes de Direito, noções e técnicas que devem ser aplicadas para uma melhor fluidez para a oratória.
Na ocasião, compuseram a mesa: o Delegado da CAARJ, Dr. João Paulo Gelandi; a Delegada da CAARJ, Drª. Ana Carolina Pelegrini; a Coordenadora Geral da CAARJ 4.0 e Conselheira da OAB/RJ, Drª. Andréa Cabo; o Presidente da 17ª Ss da OAB/RJ, Dr. Túlio Fiori; a Coordenadora do curso de Direito da FAMESC, Drª. Ma. Anny Viana e o palestrante, Dr. João Passos.
O Projeto CAARJ 4.0 tem por objetivo, promover uma maior integração com futuros advogados, com a OAB/RJ e com a própria Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ). Além de apresentar todos os serviços e benefícios oferecidos à classe, sobretudo nos primeiros anos de profissão.
De acordo com a coordenadora do CAARJ 4.0, Drª. Andréa Cabo, esse é um projeto desenvolvido nas Subseções. “Visamos aproximar as instituições de Ensino Superior com as Subseções do Estado do Rio de Janeiro. O projeto vem percorrendo todo o Estado do Rio, unindo as 63 Subseções às 110 IES, que são os polos das instituições de Ensino Superior do curso de Direito. Hoje tivemos aqui em Bom Jesus, a FAMESC que foi convidada pela 17ª Subseção da OAB/RJ, onde conseguimos reunir a advocacia e os estudantes de Direito. Agradeço ao presidente da Subseção, Dr. Tulio Fiori, a coordenadora Anny Viana e ao nosso palestrante, Dr. João Passos, por uma noite muito agradável e rica de conhecimentos”, disse.
Durante o minicurso, o palestrante, Dr. João Passos, passou técnicas de aprimoramento em falar em público. “A importância é fundamental. O advogado trabalha com a defesa dos três principais bens da pessoa humana, que é a liberdade, o patrimônio e a vida. O estudante de Direito precisa começar a praticar a oratória desde já e sem dizer que em alguns concursos, muitos irão enfrentar uma prova oral, então a prática faz toda a diferença para um bom resultado. Os exercícios ajudam a pessoa a desenvolver uma melhor consciência vocal e ter mais intimidade com a própria voz, o que irá repercutir na segurança que a pessoa terá para falar em público”, frisou Passos.
__________________________
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc