Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

UNAPI/FAMESC 60+ promove caminhada em homenagem ao Dia Mundial da Pessoa Idosa

A Universidade Aberta para Pessoa Idosa reúne integrantes do Projeto de Inclusão Digital em um evento desportivo

UNAPI/FAMESC 60+ promove caminhada em homenagem ao Dia Mundial da Pessoa Idosa

A Universidade Aberta para Pessoa Idosa (UNAPI/FAMESC 60+) promoveu na tarde desta quarta-feira, 02 de outubro de 2024, sua 1ª Caminhada, em homenagem ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1º de outubro.

O evento reuniu os idosos do Projeto de Inclusão Digital da FAMESC, com aproximadamente 50 integrantes, além de alunos e colaboradores da instituição.

A caminhada teve início na sede da FAMESC, rumo ao ‘Laguinho’ que fica localizado na entrada da cidade. Durante todo o percurso, os participantes tiveram o apoio da Guarda Municipal de Bom Jesus/RJ, que fez todo o monitoramento do trânsito e alerta aos motoristas.

A ação contou com a interdisciplinaridade, através de Projetos de Extensão, dos cursos de Gestão Desportiva e de Lazer (GDL), Direito e Medicina da FAMESC, onde cada grupo apresentou temáticas relacionadas ao idoso.

Na chegada ao Laguinho, os idosos participaram de uma vivência com os cursos envolvidos. Cantaram música, se abraçaram e fizeram uma socialização entre todos os participantes, onde também foi serviço um lanche.

O curso GDL apresentou o tema: Caminhada e Saúde: A Articulação entre Atividade Física e Inclusão Digital na Vida de Pessoas Idosas, através da aluna Anny Viana, com orientação dos professores Claudino Bartolazi, Ítalo Coutinho e Edimara Silva.

O curso de Direito participou com o tema ‘Conectando Gerações: Uma articulação entre os alunos da Inclusão Digital da Pessoa Idosa e alunos do 2º período de Direito da FAMESC, sob a orientação da Profª. da disciplina de Direito Civil, Ione Galoza.

Já o curso de Medicina participou da ação com o tema ‘Pôr do Sol pela Memória: Cada passo conta na prevenção do Alzheimer na aquisição de Memória Ativa Saudável, realizada pelos alunos do 8º período de Medicina, sob a orientação da Profª. da disciplina de Geriatria, Drª. Jaylla Raeli.

Nosso objetivo é implementar várias outras atividades dentro da UNAPI/FAMESC 60+, com a participação ativa dos idosos e muitas novidades estão vindo por ai”, disse uma das coordenadoras do projeto, Profª. Ione Galoza.

A outra coordenadora Drª. Jaylla Raeli mencionou que todas as atividades são pensadas em prol da saúde dos idosos. “Destaco a memória, o autocuidado e a relação social que envolvem diferentes gerações, pois a saúde tem que ser além do físico, mas também mental e social”, disse.

Já o coordenador do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, Claudino Bartolazi, alerta para o cuidado com a saúde, que é essencial para uma vida saudável. “Proporcionar e fomentar a prática constante de exercícios físicos na terceira idade é crucial para promover a saúde. A atividade física torna-se uma aliada indispensável para reduzir doenças. A FAMESC está de parabéns pelo incentivo e busca da saúde e qualidade de vida da nossa sociedade”, frisou Claudino.

_________________________

Jornalista:Esio Bellido